sexta-feira, 25 de março de 2011

Ainda sobre o véu quaresmal: o Hungertuch


Hoje estava fazendo uma pesquisa sobre o Hungertuch, o véu quaresmal que cobria todo o presbitério escondendo-o aos olhos dos fiéis durante a Quaresma, e fiz uma descoberta interessante. Em nosso Seminário Diocesano nós temos um Hungertuch!

O Hungertuch (pano de fome), como vimos no post sobre o costume de cobrir as imagens e cruzes na V Semana da Quaresma, tinha um sentido de despertar a penitência, a contrição dos fiéis, preparando-os para participar plenamente da Páscoa do Senhor, com o coração e os olhos do corpo e do espírito purificados.

Geralmente o Hungertuch retrata alguma cena da Paixão do Senhor. Por isso na França ele é chamado de "toile de Passion", "toalha da Paixão". Após a Segunda Guerra Mundial foram encontrados exemplares desses panos quaresmais em igrejas da Alemanha. Eles foram restaurados e alguns foram conservados nas próprias igrejas, sendo utilizados na Quaresma, enquanto outros foram entregues a museus. O Hungertuch que ilustrava o post anterior, da Catedral de Freiburg, foi restaurado em 2003 e pesa quase uma tonelada!

A Misereor, uma entidade da Conferência Episcopal Alemã para auxílio às igrejas dos países do Terceiro Mundo, que ajudou bastante a Igreja no Brasil, desde 1986 produz a cada ano um Hungertuch, que apresenta como que uma "atualização" da Paixão do Senhor. E é uma dessas obras que temos aqui em nosso Seminário. No nosso refeitório fica exposto o Hungertuch da Misereor realizado no ano 1996 por Sieger Köder:


Estes panos quaresmais são colocados no centro do presbitério, cobrindo as eventuais imagens, retábulos e outros adornos existentes na parede de fundo. Na foto vemos uma igreja da Alemanha em cujo presbitério foi colocado um Hungertuch (foto de 2008):


Que este tempo da Quaresma nos ajude a purificarmos o nosso olhar, contemplando a Paixão do Senhor na Via Dolorosa rumo ao Calvário e no Calvário de tantos irmãos e irmãs que sofrem ao redor do mundo. 

Laersio da Silva Machado
Seminarista da Diocese de Imperatriz,
3º ano de Teologia

Um comentário:

Padre João Dias Rezende Filho disse...

Excelente textos. Aprendi bastante!

No IESMA também tem um Hungertuch. No fundo do corredor de quem vai da biblioteca para as salas de estudo.

Abraço fraterno,

João Dias Rezende Filho