sábado, 23 de abril de 2011

DOMINGO DE RAMOS NO ORIENTE


          No post anterior tratamos da origem do Domingo de Ramos e de uma tradição que era característica do Rito Romano até 1955, a abertura da porta com a haste da Cruz Processional. Neste post, sem pretensão de aprofundar, quero apenas apresentar a celebração desse dia num rito oriental.
          No canal do youtube do Patriarcado de Moscou, da Igreja Ortodoxa Russa, estão disponíveis alguns vídeos da celebração do Domingo de Ramos. Como estão em russo, também para mim não é possível entender o que é dito. Mas as imagens falam por si mesmas. É um tipo de solenidade diferente da solenidade do rito romano, mas nem por isso menor. É possível ver a concentração dos fiéis e a profunda devoção de todos.
          O tropário (equivalente à antífona de entrada) desse dia apresenta o sentido dos ritos:
Querendo, antes da Tua Paixão,
cimentar nossa fé na comum Ressurreição,
Tu ressuscitaste Lázaro de entre os mortos,
Ó Cristo nosso Deus.
Eis porque como as crianças de então,
nós levamos os símbolos da vitória
e Te cantamos a Ti, Vencedor da morte:
Hosana no mais alto dos céus!
Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
          Mais informações podem ser obtidas no Manual de Serviços Divinos, do Arcipreste D. Sokolof (disponível no site Father Alexander).


В канун праздника Патриарх Кирилл освятил ветви верб
Москва, 16 апреля 2011 года. В канун праздника Входа Господня в Иерусалим Святейший Патриарх Московский и всея Руси Кирилл совершил всенощное бдение и освящение ваий в Храме Христа Спасителя.

Na véspera do feriado, Kirill abençoou os ramos dos salgueiros
Moscou, 16 de abril de 2011. Na véspera da entrada do Senhor em Jerusalém, o Patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Kirill fez vigília e da consagração do Domingo de Ramos na Catedral de Cristo Salvador.

Nenhum comentário: